sexta-feira, 24 de julho de 2009

Renato Russo versus Cazuza

Por Unknown,

Normalmente quem gosta de Renato Russo e sua Legião Urbana também é fã de Cazuza e seu Barão Vermelho, mas quero nesse post fazer uma breve comparação não de estilo musical, mas de vida dos dois mesmo. E para isso que tal usar as suas composições?

É o que farei agora. Escolherei algumas composições que dizem algo sobre seus criadores (isso na minha opinião, óbvio) e faremos uma breve comparação. Que tal começar com Cazuza?

Cazuza



Através de suas músicas, geralmente o compositor busca extravasar o que sente. Por que com Cazuza seria diferente? Em suas letras Agenos de MIranda Araújo Neto demonstra ser um amante frustrado com suas relações. Admite ser uma pessoa difícil de lidar e extravasa seu estranho jeito exagerado de amar (ele admitiu ser bissexual). Isso pode ser observado em letras tipo Exagerado e O nosso amor a gente inventa.

Parecia ter uma espécie de amor platônico por algo ou alguém. Parece criticar alguém por não tentar algo em Blues da Piedade e finalmente encerrar a história em Codinome Beija-flor.

Cazuza podia ter todas essas frustrações amorosas, mas não acredito que sejam assim tão significantes para ele. Talvez meros amores de fim de semana. Pois se tinha alguém que adorava curtir a vida (e a fama de boêmio que possuia confirma minhas suspeitas) esse alguém era Cazuza.

Renato Russo...



Era o típico garoto prodígio e sonhador. Super reservado, não lembra em nada o amigo Cazuza apesar de ter aprontando bastante em festas pelas superquadras de Brasília. Não era esse seu estilo.

Também bissexual, tinha dificuldade em aceitar essa realidade. Era o garoto diferente que queria ser igual. Sonhava com a vida pacata e simples de gente comum, o que não era.

Em várias músicas sugere essa admiração pelas coisas simples da vida. O mundo anda tão complicado e Giz demonstram bem isso.

Por ser muito reservado (daí sua fama de arrogante), acabou por levar uma vida muito solitária. Como a gente só dá valor ao que não tem, era um grande difusor do amor e da amizade, pregando essa filosofia em Vinte e nove e Eduardo e Mônica. Aliás constituir família parecia ser seu grande sonho. Talvez seja esse o ponto da frustração por sua orientação sexual, já que bissexuais não são, ainda hoje, bem vistos para tal.


Alguns com certeza vão me xingar, outros vão adorar esse texto. Essas músicas foram escolhidas de acordo com a minha percepção. Eu poderia simplesmente escolher outras e dar qualquer outra interpretação para elas, eu sei.

Cazuza e Renato Russo foram gênios e mestres no que faziam, cada um no seu estilo. Inclusive se completavam, como mostra Renato e sua interpretação de Quando eu estiver cantando. Tudo o que está aqui são opiniões vagas sobre os dois. Nenhum deles se resume a isso, mas espero que faça algumas pessoas pensarem a respeito.

1 palpite

Lucas Neto disse...

Vou completar essa sua análise dizendo que mesmo os dois tendo morrido não vai existir nenhum cantor melhor que os dois.

Postar um comentário

Não alimente o troll

Últimas Atualizações

buscape

Compare Produtos, Lojas e Preços