sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

Cinema a lá Brasileira

Por Unknown,


E bem depois dessa leva de filmes novos (e bons) saindo dos projetores quentinhos eu, atrasadíssimo, puxo mais uma vez para o lado do cinema nacional e reabro a polêmica: Filme nacional é sinônimo de FavelaMovie ou Cine-Sertão?


Ora, vamos pensar um pouco...


Todos os anos os EUA lançam:


  • Um besteirol americano (e inclua aí os filminhos pré-adolescenticos tipo Crepúsculo);
  • Uma trilogia (daquelas que contam com QUATRO sequências);
  • Uma comédia romântica (de preferencia com Meg Ryan);
  • E outros gêneros basicões que a gente encurta com um etc.
Agora me digam, caros leitores, filmes com moleques presos em armário de colégio é a realidade brasileira? Astronautas indo à lua é? Óbvio que não.

Criticam tanto o cinema nacional por ele ser essa demonstração da realidade brasileira que se esquecem  que os filmes enlatados americanos (mas pode colocar ai qualquer país) são réplicas do cotidiano daquele país, com todos os seus costumes e tradições.

Aqui no Brasil nós temos os equivalentes besteiróis, românticos e afins (Como se fosse você, Central do Brasil, Os Normais e outros não me deixam mentir) mas o que tem destaque é a ação policial e o drama, esses representados pelos confrontos PM's X Traficantes e os sertões e suas literaturas de cordel. 

As produções culturais sempre andam de acordo com a cultura de seu país hospedeiro. Há exceções, sempre há, mas as chances dessa produção disputar briga com o "Turistas" é grande.

Sem palpites

Postar um comentário

Não alimente o troll

Últimas Atualizações

buscape

Compare Produtos, Lojas e Preços